domingo, 19 de fevereiro de 2012

ESPECIAL: Sugestões para o carnaval.

Se para você, assim como para nós, o feriadão de carnaval é mais feriadão do que carnaval, ou seja, uma excelente oportunidade de ficar em casa colocando a leitura em dia, eis aqui algumas dicas literárias para que você possa aproveitar estes dias da melhor forma possível.

Se você é daqueles que gosta de Literatura Clássica, normalmente narrada com aquela linguagem maravilhosamente rebuscada e ambientada em cenários capazes de transportar o leitor para outra época, uma boa dica é “O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Brontë. Uma das belezas desse livro é que ele pode ser apreciado por pessoas que gostam dos mais diferentes gêneros. É um clássico, é um romance, mas não é um romance comum. É sombrio e trágico. Ainda assim, a história de amor de Catherine e Heathcliff é bela e inesquecível.

Mas se você não está no clima para apreciar a beleza dos clássicos e quer mesmo um bom Suspense Policial, nada melhor do que um livro de Agatha Christie. O selecionado da vez foi “O caso dos dez negrinhos” (também publicado sob o título “E não sobrou nenhum”), uma das obras mais conhecidas da Dama do Crime. Some dez estranhos, acusações e mortes sucessivas. O resultado desta equação é uma trama eletrizante e tensa, repleta de mistério e que irá prender você na leitura até a última página.

Se o que você quer é esquecer o carnaval nas ruas e se aventurar em um outro mundo, a Literatura Fantástica tem muito para lhe oferecer, como em “O Hobbit”, livro que introduz a épica saga de “O Senhor dos Anéis”. O livro narra as peripécias vivenciadas por um Bilbo Bolseiro mais jovem, contando como este encontrou o anel de poder que se tornou o centro da obra-prima de Tolkien. Se você é daqueles que não se anima a ler os livros deste autor, a sugestão é ainda mais indicada, pois “O Hobbit” é um livro acessível — seja pela trama mais simples, pelo menor número de personagens, ou ainda por ter uma linguagem menos rebuscada —, o que não reduz em nada a qualidade da obra, registre-se.

Porém, se o que você deseja é ler um Romance com intensas paixões, encontros e desencontros, e um final feliz, a dica é “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen. O título descreve de forma precisa as barreiras que Elizabeth e Mr. Darcy deverão enfrentar até descobrirem o amor. Trata-se de uma trama envolvente e bem concatenada somada a personagens marcantes, a uma escrita hábil e a uma narrativa que aborda temas universais.

E se você é daqueles que adoram Literatura Nacional, a dica é um dos melhores exemplares da nossa literatura, de um autor cujos livros são sempre impecáveis. É claro que estamos falando de Machado de Assis e o seu “Dom Casmurro”. A história de Bentinho e o relato de sua vida desde a infância, principalmente de seu romance com Capitu, é um livro que simplesmente não pode deixar de ser lido. Além do ciúme e das incertezas que atormentam o personagem / narrador e que podem ser acompanhados de perto pelo leitor, “Dom Casmurro” apresenta ainda uma das melhores personagens femininas da literatura nacional e, é claro, deixa eternamente no ar a pergunta que o leitor pode apenas tentar responder, mas sobre a qual nunca se terá certeza: “Capitu traiu ou não traiu Bentinho?”

Se a sua ambição literária para esse feriado já estava grande e não sobrou tempo para acrescentar na lista as nossas sugestões, ficam as dicas para a próxima oportunidade, afinal, um bom livro nunca é demais. Esperamos que tenham gostado das sugestões. Bom feriado, e boas leituras, a todos.

2 comentários:

Priscilla Faustino disse...

Adorei as dicas, eu já li "O Morro dos Ventos Uivantes" e "Dom Casmurro" são ótimos! Também curto os livros da Agatha Christie, mas esse que você citou eu ainda não li.

Bjinho,
pirigueteliteraria.blogspot.com

Unknown disse...

O hobbit, e o morro dos ventos uivantes pra mim são indispensaveis, dom casmurro tbm, mas prefito esses outros, historias realmente que marcam nossas leitora por toda a vida!!!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger